Fatores de sucesso do brainstorming

É útil se o grupo fizer um pequeno exercício de relaxamento e/ou criatividade antes de iniciar o processo de brainstorming. Isto pode ajudar a quebrar o gelo e ajudar os participantes a relaxar uns com os outros desde o início.5

As inibições sociais podem ocorrer durante as sessões de brainstorming que podem impedir seriamente a criatividade do grupo. Estas incluem medo do ridículo, medo de ser julgado, bloqueio de produção, alheamento, distração, etc. Para evitar isto é vital que o facilitador assegure que todos os participantes percebam as quatro regras básicas do brainstorming.

 Além dissoa:

  • Não se devem discutir ideias individuais durante o brainstorming pois isto é uma distração do processo de criação de ideias.
  • A participação de gestores e superiores deve ser desencorajada para assegurar que a criatividade e a produção de ideias pouco usuais não são inibidas.
  • Encoraje o desenho e a utilização de símbolos e cor para encorajar a criatividade.
  • Encerre as sessões com a discussão sobre a implementação de ideias de sucesso.

 É importante que a essência da ideia de cada participante seja entendida e transmitida ao grupo. A pessoa que recolheu a ideia deve fazer um esforço para assegurar que a forma como escreveu a ideia reflete o significado pelo participante. Para facilitar a participação total na discussão final sugere-se que reúna as ideias num quadro ou ecrã.

5 The Step by Step Guide to Brainstorming [online] [Accessed 28th Jan 2008] Available from World Wide Web: www.jpb.com/creative/brainstorming.php.

No comments